Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Infraero não tem responsabilidade sobre obrigações trabalhistas de terceirizada



    A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, por unanimidade, manteve decisão da 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande que considerou não haver responsabilidade subsidiária da Infraero sobre os débitos trabalhistas de empresa terceirizada contratada pela estatal.

    O caso se refere a um agente de proteção de aviação civil que foi contratado pela empresa Aeropark para trabalhar no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A contratante decretou falência deixando de cumprir várias obrigações trabalhistas. No recurso, a defesa alegou que a Infraero não realizou a necessária fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas e que escolheu mal o prestador de serviços, sendo, portanto, culpada.

    O relator do acórdão lembra que após a alteração da Súmula 331 do TST "não mais basta para a responsabilidade subsidiária a constatação do inadimplemento das obrigações trabalhistas pelo prestador de serviços, sendo necessária a prova da conduta culposa do ente público quanto ao cumprimento das obrigações da Lei n. 8.666/1993".

    Ainda de acordo com o Desembargador Nicanor de Araújo Lima, a Infraero cumpriu a legislação vigente para a escolha do melhor prestador de serviços mediante edital de licitação, multou a empresa terceirizada devido às irregularidades trabalhistas, comunicou o Ministério do Trabalho e Emprego sobre o descumprimento das obrigações e, por fim, rescindiu o contrato de prestação de serviços, afastando qualquer conduta culposa.

    PROCESSO Nº 0025297-27.2014.5.24.0001 - RO

    • Publicações2222
    • Seguidores630531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações370
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/infraero-nao-tem-responsabilidade-sobre-obrigacoes-trabalhistas-de-terceirizada/302497454

    Informações relacionadas

    Ministério Público do Trabalho
    Notíciashá 11 anos

    Infraero pode ser acionada na Justiça para pagar terceirizados

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)