Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Competência territorial deve favorecer ao economicamente mais fraco

    21.6.2013

    As regras de competência territorial foram instituídas para facilitar a propositura da ação trabalhista pelo trabalhador de forma a viabilizar ao economicamente mais fraco o ingresso processual em condições mais favoráveis para defender seus direitos. É o que entende a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região que reformou decisão do Juízo da Vara do Trabalho de Nova Andradina ao classificá-lo como competente para julgar o processo.

    A trabalhadora - empregada doméstica - interpôs recursos à sentença que acolheu a exceção de incompetência em razão do lugar, alegando que não possuía recursos financeiros e condições psicológicas para se deslocar até o local da prestação de serviços, no caso, o município de Naviraí, sendo que ela reside em Batayporã, cuja competência é abrangida pela VT de Nova Andradina.

    Segundo o relator do processo, desembargador Nicanor de Araújo Lima, a competência territorial na Justiça do Trabalho é fixada, em regra, pelo local da prestação de serviços, conforme o art. 651, caput, da CLT, mas a norma deve ser interpretada de acordo com o método teleológico, ou seja, em consonância com a finalidade da lei.

    "As regras de competência territorial, estabelecidas no dispositivo em comento, foram instituídas visando facilitar a propositura da ação trabalhista pelo trabalhador, parte hipossuficiente da relação jurídica, com o escopo precípuo de viabilizar ao litigante economicamente mais fraco o ingresso em juízo em condições mais favoráveis à defesa de seus direitos, para que este não tenha gastos desnecessários com a locomoção e possa melhor fazer sua prova, sem que isso resulte em prejuízo à demanda", afirmou o relator.

    Dessa forma, a Turma entendeu que deve ser acatada a decisão da trabalhadora que optou por ajuizar a ação em Nova Andradina. "Restam, portanto, incólumes o art. 651 da CLT e o art. , LV, da CF, bem como o princípio da isonomia. Declaro a competência da VT de Nova Andradina para processar e julgar o feito", completou o desembargador.

    Proc. N. 0000104-73.2013.5.24.056-RO.1

    • Publicações2222
    • Seguidores630527
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/competencia-territorial-deve-favorecer-ao-economicamente-mais-fraco/100575108

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por Consumidor Hipossuficiente? - Selma de Moura Galdino Vianna

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)